Taxas Bancárias: Como NÃO pagar

Taxas bancárias

Sempre que abrimos uma conta em banco, principalmente nos grandões, são oferecidos pacotes de serviços, e com eles, as famosas taxas bancárias, para manter sua conta ativa e ter um “relacionamento” melhor com o banco.

Porém, o que muita gente não sabe, é que você não é obrigado a contratar esses pacotes de serviços, e inclusive existe previsto em lei um pacote de serviços básico que deve ser oferecido pelas instituições financeiras de forma gratuita.

Basicamente, os gerentes e atendentes de bancos, muitas vezes induzem os clientes, e dão a entender que é necessário contratar um pacote de serviços, e muitas vezes ainda se passam por um grande amigo, ao oferecer um “pacote bem baratinho”, porém isso é ilegal, e o banco DEVE informar ao cliente que possui um pacote de serviços básico gratuito, e que fica a cargo do cliente decidir se quer ou não contratar um pacote mensal com maiores serviços.

Regulamentação

 

O Pacote de Serviços Básico está regulamentado em uma norma da Comissão Monetária Nacional(CMN), no caso, a Resolução CMN 3.919 de 2010, confira aqui o conteúdo completo:.

Na segunda página da resolução podemos ver o seguinte texto:

Resolução CMN 3919
Resolução CMN 3919

Ou seja, podemos ter cartão de débito, quatro saques por mês, extratos, entre outros de forma gratuita, sem precisar contratar qualquer pacote de serviço do banco.

 

Meu banco está me cobrando taxas bancárias de pacote de serviços, o que fazer?

 

Bom, o primeiro passo é entrar em contato e cancelar o pacote de serviços ativo, para parar de pagar essas taxas bancárias o mais rápido possível. Este processo deve ser simples, e em muitos bancos, como o Itaú, é possível realizar via App. Caso o banco se recuse a cancelar, ou dificulte o processo, você pode abrir uma reclamação no BACEN(Banco Central), através deste link.

Outra coisa que pouca gente sabe, é que caso você nunca tenha sido informado pelo seu banco que existia um pacote de serviços básicos gratuitos, ou que sempre deram a entender que era obrigado a ter um pacote de serviços pago contratado, é que você pode solicitar o reembolso das taxas pagas indevidamente. Caso o banco se negue a reembolsar, a coisa pode ficar mais séria, inclusive podendo até entrar na justiça e ganhar indenizações maiores, nesse caso, o primeiro passo é novamente abrir uma reclamação no BACEN(Banco Central), através deste link.

Mas fique atento, em alguns casos pode não valer a pena cancelar o pacote dos serviços, como quando você é um cliente private, personalité, ou outra dessas categorias “especiais” de bancos, e realmente utiliza os serviços oferecidos no pacote de serviços.

Também vale lembrar, que caso entre com uma reclamação no BACEN e/ou com um processo judicial no banco, você pode ter um “relacionamento” pior com o banco no futuro, ou seja, menor limite de crédito, taxas de juros mais pesadas, entre outras possíveis “penalizações” que o banco pode deixar registrado no seu cadastro. Então, é sempre bom pensar direito se esse dinheiro realmente vai lhe fazer grande falta, caso o banco esteja negando o ressarcimento.

 

Como ganhar dinheiro com os bancos

Bom, a melhor forma de você “mudar de lado” e começar a ganhar dinheiro junto com os bancos, inclusive provenientes destas taxas bancárias, é deixar de pedir empréstimos e contrair dívidas com eles, e se tornando um sócio deles. No Brasil temos diversos bancos abertos em bolsa, inclusive os grandes como Banco do Brasil, Banco Santander, Banco Itaú e Banco Bradesco. Confira a área do setor de atuação Financeiro e saiba mais detalhes destas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima