Tesouro Direto Selic – O que é e como funciona essa aplicação?

Logo do Tesouro Direto

Tesouro Direto Selic é um título público emitido pelo Tesouro Nacional do Brasil com o objetivo de financiar o governo e proporcionar aos investidores uma aplicação de renda fixa com rentabilidade atrelada à taxa Selic.

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, sendo base para outros tipos de investimentos, como os títulos privados. Atualmente (23/05/2023) a Taxa Selic encontra-se em 13,75% ao ano. Ocorre a revisão da Taxa Selic a cada 45 dias. Atualmente temos uma expectativa de baixa da Taxa Selic em breve.

Os títulos do Tesouro Direto em geral, não somente o Tesouro Direto Selic, são considerados investimentos de baixíssimo risco, pois são garantidos pelo governo brasileiro.

Qual a rentabilidade?

A rentabilidade dos títulos do Tesouro Direto Selic é equivalente à taxa Selic. Em muitos momentos, além da taxa Selic, o governo oferece um prêmio, hoje (23/05/2023), podemos ver o que o prêmio é de 0,0844% para o Tesouro Selic 2026 e de 0,1866% para o Tesouro Selic 2029:

Taxas do tesouro Selic em 25/05/2023.
Fonte: https://www.tesourodireto.com.br/titulos/precos-e-taxas.htm

Os títulos do Tesouro Direto Selic são negociados através do site do Tesouro Nacional, e podem ser adquiridos por meio de qualquer banco ou corretora de valores que estejam habilitadas a operar com títulos públicos.

Taxas de Administração, Custódia e Corretagem

Hoje em dia, a maioria dos bancos e corretoras não cobram taxas de administração e corretagem para os Títulos do Tesouro Direto. Mas sempre é importante confirmar com seu banco ou corretora se há alguma taxa prevista.

Os títulos do Tesouro Direto tem uma taxa de custódia da B3, independente de qual banco ou corretora você utilize, esta taxa é de 0,20% ao ano.

O Tesouro Selic possui isenção desde o dia 01/08/2020 para valores de até R$ 10.000,00, acima de R$ 10.000,00 ocorre a incidência da taxa.

Mais informações: Tarifas de Tesouro Direto | B3

Impostos

Estamos sujeitos a dois impostos quando investimentos nos títulos do Tesouro Direto:

    • Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF): Temos a incidência deste imposto, caso o resgate do investimento seja antes de 30 dias. O IOF calculado de forma regressiva conforme a tabela abaixo:

      Fonte: Receita Federal
    • Imposto de Renda (IR): Este imposto é cobrado em qualquer situação, porém de forma regressiva, ou seja, quanto mais tempo você deixar aplicado, menos imposto será cobrado, segue tabela:

      Fonte: https://www.tesourodireto.com.br/central-de-atendimento/duvidas-frequentes.htm

Vale ressaltar, que ambos os impostos incidem somente no rendimento, e não no valor investido inicialmente.

O que é a taxa Selic?

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e é utilizada como benchmark para outros tipos de investimentos. O Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil estabelece a Taxa Selic, utilizando-a como um instrumento de política monetária para controlar a inflação e a demanda agregada.

A Selic é a taxa de juros aplicada nas operações de overnight. Ou seja, nas operações de empréstimos de curtíssimo prazo entre os bancos comerciais e o Banco Central. Por esse motivo, os juros de empréstimos do mercado, sejam públicos ou privados são influenciados pela Taxa Selic.

Quando o Banco Central deseja aumentar a Selic, as taxas de juros de outros tipos de empréstimos também tendem a subir, o que desestimula o consumo e o investimento e, por sua vez, ajuda a controlar a inflação. Porém, quando o Banco Central deseja reduzir a Selic, as taxas de juros de outros tipos de empréstimos também tendem a cair, o que estimula o consumo e o investimento e, por sua vez, ajuda a aumentar a demanda agregada e o crescimento econômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima